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Sebrae oferece dicas e capacitação para atender melhor.
Agenda da instituição tem oportunidades para diversos municípios baianos.
Sebrae oferece dicas e capacitação para atender melhor.

Celebrado nesta quinta-feira, 15 de março, o Dia do Consumidor é um lembrete para os empresários cuidarem de um fator fundamental para a manutenção do cliente: o bom atendimento e relacionamento. Para ajudar os pequenos negócios nessa missão, o Sebrae oferece uma série de capacitações voltadas para conquistar um atendimento de excelência.


Até o final de abril, são seis capacitações ofertadas nos municípios de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Alagoinhas, Lauro de Freitas e Guanambi. Há investimentos a partir de R$ 10, e as inscrições podem ser realizadas na Loja Virtual do Sebrae Bahia (http://lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/) ou pela Central de Relacionamento Sebrae, no 0800 570 0800.


Confira cinco dicas para ter um atendimento de excelência e conquistar o cliente:


Seja gentilAtenda todos os clientes bem, sem preconceitos. Dê as boas-vindas, receba-o com um sorriso e tente chama-lo pelo nome. Essa regra também vale para a relação com os colegas de trabalho.


Seja ágilNão deixe o cliente esperando. Se estiver finalizando outra atividade, informe que irá atendê-lo em seguida.


Dê muita atenção ao clienteSempre trate o cliente como alguém muito importante para a empresa e ouça bem o que ele deseja. Busque orientá-lo de forma clara e eficiente, evitando termos técnicos.


Evite posturas negativas: Não dê ordens ao cliente, busque sempre ser cordial na forma de falar. Busque contornar qualquer mal-entendido da melhor forma e sempre fale a verdade, mesmo se for preciso assumir uma falha.


Mantenha um ambiente de qualidadeLimpeza e organização influenciam muito a imagem que a empresa passa para o cliente. Além disso, esses cuidados tornam o ambiente mais funcional para quem trabalha nele todos os dias.


 

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