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Sabia que interrupção de internet ou luz dá direito a desconto?
Na maioria das vezes o usuário tem de entrar em contato com a empresa para fazer valer seu direito ao desconto.  
Itaberaba em Foco Itaberaba - BA
Postada em 12/07/2017 ás 14h40
Sabia que interrupção de internet ou luz dá direito a desconto?

Caiu a internet? Ficou sem energia elétrica? Telefone ficou mudo? As emprestadoras prestadoras de serviços são obrigadas a oferecer compensações para o consumidor em caso de interrupção do fornecimento. Essa compensação costuma vir por meio de desconto na fatura. Apesar de o abatimento ser um direito do consumidor, ele ainda não é aplicado automaticamente. Na maioria das vezes o usuário tem de entrar em contato com a empresa para fazer valer seu direito ao desconto.  


Confira abaixo o que consumidor deve fazer se os serviços abaixo forem interrompidos:


Internet e telefone: No caso da conexão de internet, a Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel) exige que, se a interrupção do serviço for superior a 30 minutos, a prestadora desconte do total do plano o valor proporcional ao tempo que o cliente foi afetado.  A Anatel estabelece que o desconto deve ser efetuado automaticamente na próxima fatura do assinante. 


Apesar da determinação da Anatel estabelecer que a prestadora de serviços deve oferecer o desconto ao consumidor apenas após interrupções de 30 minutos, a má prestação do serviço pode causar sanções de acordo com o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A regra vale também para os serviços de telefonia, que muitas vezes fazem parte do pacote com internet.


Energia:  Até 2010, concessionários de distribuição de energia elétrica eram multadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) por problemas na prestação do serviço. A partir de então, há uma determinação de que seja feita uma compensação direta ao consumidor, em forma de desconto na fatura mensal, até dois meses após a interrupção do serviço. Para a compensação, o consumidor deve entrar em contato com a empresa responsável. Se já foi registrada a reclamação na distribuidora, mas ainda não foi solucionado o problema, o consumidor deve procurar a ouvidoria da distribuidora. A ouvidoria tem a atribuição de resolver questões eventualmente não solucionadas pela central de atendimento.


Água: O serviço é regulamentado e fiscalizado por estados ou municípios. Dessa forma, a reclamação da interrupção do serviço deve ser feito diretamente nas distribuidoras. 


 

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