WhatsApp

Contato:(75) 9 8834-6881

ALERTA HTLV

Bahia é o estado com o maior número de casos do HTLV no país; vírus pode provocar leucemia.

As cidades baianas com maior incidência são Barreiras, Salvador, Itabuna e Ilhéus.

31/05/2019 15h34Atualizado há 4 semanas
Por: Itaberaba em Foco

A Bahia é o estado com o maior número de casos do vírus HTLV no país. A infecção afeta cerca de 135 mil pessoas no estado e pode provocar dificuldade de locomoção e até leucemia.

As cidades baianas com maior incidência são Barreiras, Salvador, Itabuna e Ilhéus. O HTLV é o vírus linfotrópico da célula T humana e não tem cura, mas há tratamento. Ele é da mesma família do vírus HIV, e possui as mesmas formas de contágio: relações sexuais sem proteção, uso de agulhas e seringas contaminadas, além do aleitamento materno.

Apesar de ser parecido com o vírus HIV, o HTLV não destrói o sistema imunológico. Apesar disso, ele pode causar leucemia e problemas urinários e neurológicos.

A grande incidência no estado foi descoberta a partir de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisou testes realizados no Laboratório Cetral de Saúde Público (Lacen).

Os dados foram colhidos em 379 municípios, de 2003 a 2014. A pesquisa mostra que, a cada 100 mil habitantes, 14 estão infectados. Esse número corresponde a quase 1% da população baiana, que é cerca de 130 mil pessoas.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) começou a registrar os casos de HTLV em 2012. Até o ano passado, foram notificados quase 2500 casos de infecção do vírus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Últimas notícias
Mais lidas