Ruy Barbosa

Santa Casa de Ruy Barbosa realiza ato de ação ambiental na Serra do Orobó.

A ação vai acontecer no dia 8 de junho, a partir das 6h da manhã, e visa limpar a paisagem que é um grande cartão postal da cidade.

30/05/2019 15h04Atualizado há 3 meses
Por: Itaberaba em Foco

O dia 5 de junho é marcado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, e a data será celebrada com uma ação no município de Ruy Barbosa, interior da Bahia. A Santa Casa de Misericórdia da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está convocando a população local para uma ação ambiental em prol da Serra do Orobó. Trata-se da “Trilha sem Rastros”, um mutirão de limpeza na serra, famosa na região por abrigar espécies raríssimas de orquídeas.

A ação vai acontecer no dia 8 de junho, a partir das 6h da manhã, e visa limpar a paisagem que é um grande cartão postal da cidade. Os voluntários presentes na ação serão acompanhados por brigadistas e um guia. Eles vão portar sacos de lixo, água, luvas e ao final um carro auxiliará na retirada do lixo recolhido.

Ponto turístico na região, a Serra possui 346 metros de altitude e três biomas (cerrado, caatinga e remanescente da Mata Atlântica), além de contar com muitas espécies de bromélias e orquídeas raras. 14 nascentes são encontradas na serra, com importante papel ambiental: além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fontes de vida para outros organismos).

A Serra já despertou a atenção do Greenpeace Brasil, que iniciou uma campanha alertando para o risco de um desastre ambiental que o local corria, em virtude de atividades de mineração (Veja aqui: https://tinyurl.com/y6t5r44u). De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), os principais conflitos ambientais presentes no local são as queimadas, desmatamentos, retirada de orquídeas (espécies raras, com alto valor, são alvo do comércio clandestino) e a exploração mineral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Últimas notícias
Mais lidas