Entre as melhores

Itaberaba aparece pela 1ª vez na história entre as 10 melhores cidades em Governança Municipal.

Criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o indicador avalia a governança pública de todos os municípios brasileiros a partir de três dimensões básicas: Gastos e Finanças, Qualidade da Gestão e Desempenho.

07/07/2019 20h47Atualizado há 6 dias
Por: Itaberaba em Foco
Fonte: SECOM

Itaberaba foi classificada como um Município de “médio porte”, com um PIB per capita abaixo de R$ 20 mil, sendo alocado no Grupo 5 do Índice CFA, junto com mais outros 174 municípios de todo o país, ocupando a 7ª colocação — no ranking estadual — no Índice de Governança Municipal (IGM), com destaque para a transparência das finanças públicas e a qualidade da gestão.

Criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o indicador avalia a governança pública de todos os municípios brasileiros a partir de três dimensões básicas: Gastos e Finanças, Qualidade da Gestão e Desempenho. Para esta análise, os municípios são agrupados em perfis de porte — pequeno, médio e grande — e de PIB per capita, utilizando um sistema de metas para os municípios como referência.

Uma análise atenta dos dados do IGM/CFA deixa claro os avanços que Itaberaba vem experimentando nos últimos dois anos e meio, posto que os dados, que compõem as três dimensões avaliadas, são atualizados periodicamente, a partir de bases de dados públicos, a exemplo do DATASUS, do IBGE e do PNUD, o que permite relacionar os dados com as políticas implementadas atualmente pela gestão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Últimas notícias
Mais lidas