Itaberaba Entre as melhores

Itaberaba aparece pela 1ª vez na história entre as 10 melhores cidades em Governança Municipal.

Criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o indicador avalia a governança pública de todos os municípios brasileiros a partir de três dimensões básicas: Gastos e Finanças, Qualidade da Gestão e Desempenho.

07/07/2019 20h47 Atualizada há 11 meses
Por: Itaberaba em Foco Fonte: SECOM
Itaberaba aparece pela 1ª vez na história entre as 10 melhores cidades em Governança Municipal.

Itaberaba foi classificada como um Município de “médio porte”, com um PIB per capita abaixo de R$ 20 mil, sendo alocado no Grupo 5 do Índice CFA, junto com mais outros 174 municípios de todo o país, ocupando a 7ª colocação — no ranking estadual — no Índice de Governança Municipal (IGM), com destaque para a transparência das finanças públicas e a qualidade da gestão.

Criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o indicador avalia a governança pública de todos os municípios brasileiros a partir de três dimensões básicas: Gastos e Finanças, Qualidade da Gestão e Desempenho. Para esta análise, os municípios são agrupados em perfis de porte — pequeno, médio e grande — e de PIB per capita, utilizando um sistema de metas para os municípios como referência.

Uma análise atenta dos dados do IGM/CFA deixa claro os avanços que Itaberaba vem experimentando nos últimos dois anos e meio, posto que os dados, que compõem as três dimensões avaliadas, são atualizados periodicamente, a partir de bases de dados públicos, a exemplo do DATASUS, do IBGE e do PNUD, o que permite relacionar os dados com as políticas implementadas atualmente pela gestão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.