Geral NOVO VÍRUS

Cientistas chineses identificam vírus com potencial de gerar nova pandemia

Conforme o estudo, o "G4EA H1N1" já parece ter alta capacidade de infectar humanos

30/06/2020 18h58
Por: Itaberaba em Foco
Cientistas chineses identificam vírus com potencial de gerar nova pandemia

Nesta segunda-feira (29), cientistas chineses anunciaram que foi identificado um subtipo de vírus da gripe em porcos que tem potencial para gerar uma nova pandemia. De acordo com o jornal O Globo, o novo patógeno é variedade predominante do vírus influenza em fazendas de suínos na China desde 2016, em 10 regiões diferentes. 

Ainda segundo o jornal, o grupo, comandado por Honglei Sun, da Universidade Agricultural da China, publicou uma descrição do vírus na revista científica "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Classificado num estudo com a sigla "G4 EA" (genótipo 4 da variedade Eurásia/aviária). 

Conforme o estudo, o "G4EA H1N1" já parece ter alta capacidade de infectar humanos, por ter estrutura biomolecular parecida com a variedade que causou a pandemia de 2009, já ter infectado células humanas cultivadas em laboratório e infectado furões, que são mamíferos com padrão de vulnerabilidade similar ao humano. 

De acordo com a reportagem, os cientistas também fizeram exames de anticorpos em trabalhadores da indústria da carne suína que apontou que vários deles já haviam sido infectados pelo vírus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.